terça-feira, 8 de setembro de 2009

Disenteria Amebiana

Disenteria é o nome de uma doença grave que afeta o cólon, ou intestino grosso. Há uma inflamação do cólon, com diarréia acompanhada de dores. Nas fezes se encontram sangue e muco. Em certos casos, pode haver febre e delírio. As duas espécies mais comuns de disenteria são a amebiana e a bacilar.

A Disenteria Amebiana é causada por uma ameba parasita chamada de Entamoeba histolytica. A infecção ocorre no intestino grosso, mas pode formar abscessos no fígado (abcesso hepático amébico) ou no cérebro.

Os sintomas da disenteria amebiana são: diarréia sanguinolenta (sangue e muco), cólicas abdominais intensas, mal estar geral, febre, náuseas, vômito e raramente, delírios. Quando forma os abscessos no fígado, os sintomas são: tremores, suores, febre alta, fadiga e dores abdominais na zona do fígado.

A prevenção pode ser feita através de cuidados com a higiene pessoal, a limpeza do ambiente, saneamento básico e higiene no trato dos alimentos. Nesse sentido, as condições sociais e econômicas normalmente fazem grande diferença em relação a parte da população mais vulnerável as disenterias.

O tratamento da disenteria amebiana é feito através de medicação específica. Quando atinge o fígado, pode ser necessário o procedimento cirúrgico.


Outro esquema, mas pena que está em inglês :/


3 comentários:

  1. Ola meninos

    Já comentei em sala de aula, mas é imporatnte deixar claro que o ciclo aqui apresnetado não corresponde ao ciclo da disenteria amebiana!!!

    ResponderExcluir