quarta-feira, 24 de junho de 2009

Autoridades alemãs alertam para risco de mutação do H1N1

23/06/2009





BERLIM (Reuters) - A agência federal da Alemanha encarregada de doenças infecciosas informou nesta terça-feira haver indícios de que o vírus da gripe suína H1N1 começou a sofrer mutações e, por isso, alertou que ele poderá espalhar-se em uma forma mais agressiva nos próximos meses.

Especialistas estão preocupados com o modo como a gripe se dissemina na Austrália e América do Sul, disse o chefe do Instituto para Doenças Infecciosas Robert Koch, Joerg Hacker.
"É possível que o vírus tenha sofrido mutação. A forma modificada poderia se espalhar durante o outono do hemisfério norte e retornar à Alemanha", disse Hacker em entrevista à imprensa em Berlim.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou a gripe suína ao status de pandemia no começo deste mês. De acordo com os últimos dados, mais de 230 pessoas morreram em decorrência da gripe no mundo todo, em um total de 52.000 casos confirmados de contaminação, a maioria registrada nos Estados Unidos e México.

Os sintomas da doença, conhecida como suína, costumam ser moderados, mas médicos dizem que o vírus poderia se transformar, ficando mais agressivo.
Segundo a OMS, a Alemanha tem o terceiro maior número de casos da gripe na Europa: 275 confirmados.

A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, disse na entrevista que o país está o mais preparado possível para qualquer aumento dos casos.
"Agora tudo o que temos de fazer é nos coordenarmos internacionalmente para definir quem deveria ser vacinado e como fazer isso, no caso de as coisas piorarem", disse ela.





Que tenso, comprarei máscaras O.O
















Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/06/23/autoridades-alemas-alertam-para-risco-de-mutacao-do-h1n1-756475543.asp

Um comentário:

  1. "Vírus da gripe suína não é mais grave que o de gripe comum", diz especialista

    Dois dias depois de o Brasil ter confirmado casos de gripe suína, Caio Rosenthal, infectologista do hospital Emílio Ribas diz que não há razão para pânico. "O quadro clínico provocado por esse vírus é um quadro nem mais nem menos severo do que qualquer outra gripe."

    FOLHA - Por que a gripe suína causou tanto pânico no mundo?
    CAIO ROSENTHAL - É um vírus novo que "pegou" e como todo agente novo ele causa um certo pânico por causa do desconhecimento do que ocorrer. Como é um vírus que ninguém tem imunidade, então pode atingir uma boa parte da população mundial. O quadro clínico provocado por esse vírus é um quadro nem mais nem menos severo do que qualquer outra gripe que acomete a população nos meses mais frios.

    FOLHA - O total de casos confirmados até hoje no mundo é o esperado? Poderia ser muito maior?
    ROSENTHAL - A gente não pode fazer uma dedução. Mas tudo indica que uma grande porcentagem da população ainda será atingida. E isso está ocorrendo com uma certa velocidade porque o vírus surgiu faz menos de 20 dias e já temos vários continentes com casos. Então, tudo indica que o poder de transmissão do A (H1N1) é muito alto.

    FOLHA - É possível saber o grau de morbidade do vírus?
    ROSENTHAL - Não. O que sabemos é que o vírus tem características que nos possibilitam prever que ele não terá uma severidade tão grande quanto o da gripe aviária.

    FOLHA - A pessoa que contraiu o vírus e se curou fica imunizada?
    ROSENTHAL - Teoricamente, sim. O problema é que o vírus é muito mutante.

    FOLHA - A Anvisa autorizou a fabricação da vacina contra o vírus no Brasil. Ela será instrumento fundamental para evitar a gripe?
    ROSENTHAL - Sim, mas não a curto prazo. A vacina requer um tempo muito grande de produção, pois é feita através de ovos embrionários de galinha. Para cada dose, é necessário um ovo. Para o país produzir milhares de doses é preciso ter uma tecnologia muito grande.

    FOLHA - É preciso usar máscaras na rua?
    ROSENTHAL - Não, isso é fanfarronice. Totalmente desnecessário, o vírus não está circulando. Tanto os casos suspeitos como os casos que estão com a doença estão sendo isolados. Além disso, depois de duas horas a máscara não protege mais.

    FOLHA - O que as pessoas devem fazer para se proteger?
    ROSENTHAL - Ela precisa procurar um posto médico quando tiver sintomas e sinais compatíveis com uma gripe e, principalmente, se tiver os dados epidemiológicos que fecham a definição de casos suspeitos (pessoas que tiveram em países com foco da doença e que apresentam os sintomas). E lavar as mãos com frequência, pois 25% dos pacientes diagnosticados até agora apresentaram quadros de vômito, diarreia e náusea --o que difere um pouco da gripe sazonal e nos faz pensar que pode haver transmissão oral-fecal.

    Minha opinião é que a mídia faz tempestade em um copo d'água com relação à esse vírus.
    Claro que pode se agravar mais.

    Fonte: Folha de São Paulo
    http://www.masci.blog.br/2009/05/exageros-na-gripe-suina.html

    ResponderExcluir