segunda-feira, 8 de junho de 2009

CICLO REPRODUTIVO DE UM RETROVÍRUS

O material hereditário dos retrovírus é o RNA. A principal característica desse tipo de vírus é a presença da enzima transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de DNA a partir de RNA, isto é, de executar uma "transcrição ao contrário".
A membrana do retrovírus se funde com a membrana da célula hospedeira, e o capsídio viral penetra no citoplasma. Uma vez liberado do capsídio protéico, o RNA produz, sob a ação da transcriptase reversa, uma molécula de DNA. Esta penetra no núcleo da célula, introduz-se em um dos cromossomos do hospedeiro e recombina-se com o DNA celular.

Provírus
O DNA viral integrado ao cromossomo celular é chamado provírus. Ele é reconhecido e transcrito pelas enzimas da célula hospedeira, de modo que logo começam a surgir moléculas de RNA com informações para a síntese de transcriptase reversa e das proteínas do capsídio. Algumas dessas moléculas de RNA são empacotadas juntamente com moléculas de transcriptase reversa, originando centenas de vírions completos.
Uma vez com os genes do provírus integrados aos seus, a célula infectada produz partículas virais durante toda a sua vida. A infecção por retrovírus geralmente não leva à morte a célula hospedeira, e esta pode se reproduzir e transmitir o provírus integrado a suas filhas.

Retrovírus, Câncer e Aids
Muitos retrovírus possuem genes denominados oncogenes, que induzem as células hospedeiras à divisão descontrolada, com a formação de tumores cancerosos.Recentemente descobriram-se alguns retrovírus que infectam células humanas. Entre eles destaca-se o HIV, sigla em inglês de Human Immunodeficiency Virus, que ataca os linfócitos T do sangue e é o agente causador da síndrorne da imunodeficiência adquirida, a Aids (do inglês, Acquired immunodeficiency syndrome).

Estrutura do HIV, o retrovírus causador da Aids.
Embora a maioria dos retrovírus não cause doenças graves, a Aids é mortal e vem se disseminando rapidamente e pelo mundo, desde 1981. Segundo alguns cientistas, isso ocorre porque o HIV era originalmente um vírus presente em macacos e, apenas recentemente, teria sido transmitido à espécie humana, que ainda não teve tempo suficiente para se adaptar a ele.

2 comentários:

  1. "Segundo alguns cientistas, isso ocorre porque o HIV era originalmente um vírus presente em macacos e, apenas recentemente, teria sido transmitido à espécie humana, que ainda não teve tempo suficiente para se adaptar a ele. "



    Isso insinua que daqui a alguns anos humanos terão imunidade natural à doença devido à mutações genéticas?

    ResponderExcluir
  2. "Isso insinua que daqui a alguns anos humanos terão imunidade natural à doença devido à mutações genéticas?"


    EXATO.. irei postar um reportagem que comenta isso...

    ResponderExcluir