sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A importância das algas

A importância das algas
  • Constituem a base das cadeias alimentares aquáticas.
  • São o pulmão do mundo, produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração, e liberam o excesso para o ambiente. Mas a poluição das águas tem afetado a vida delas.
  • Além da sua importância ecológica, muitas espécies de algas têm importância econômica para o homem. Algumas são utilizadas como alimento (kombu).
  • De algumas feofícias extrai-se a algina, utilizada na indústria alimentar e de cosméticos.
  • De algumas rodofícias, obtem-se o ágar, usado na indústria farmacêutica e para a produção de meios de cultura de fungos e bactérias em laboratórios.

Grupo:

Andreas Kopezky, 3
Felipe Braz, 10
Ivan Carbonari, 19
Josué Merchan Jr, 20
Lucas Guillen, 25
Raul Miranda, 31
Victor de Abreu Murata, 38

2 comentários:

  1. meninos

    vcs comentaram sobre fitoplancton e fitobentos, durante a apresentação. o que significam esses conceitos? por que as algas sao incluidas nestes?

    e quanto à eutrofizaçao?

    espero por todos neste ambientes.

    ResponderExcluir
  2. Dependendo do local onde vivem (algas), podem constituir comunidades conhecidas como fitoplâncton e fitobentos.
    - O fitoplâncton é uma comunidade formada principalmente por numerosas microalgas que flutuam livremente ao sabor das ondas. São importantes produtoras de alimento orgânico e liberam oxigênio para água e a atmosfera. Constituem a base das cadeias alimentares aquáticas, formando o que se denomina "pasto marinho".
    - O fitobentos é um comunidade de algas, em geral macroscópicas (algumas atingem dezenas de metros) fixas no solo marinho (principalmente em rochas).

    Eutrofização
    - fenômeno causado pelo excesso de nutrientes corpo de água mais ou menos fechado, o que leva à proliferação excessiva de algas que, ao entrarem em decomposição, levam ao aumento do número de microorganismos e à conseqüente deterioração da qualidade do corpo de água.
    As principais fontes de eutrofização são as atividades humanas industriais, domésticas e agrícolas – por exemplo: os fertilizantes usados nas plantações podem escoar superficialmente ou dissolver-se e infiltrarem-se nas águas subterrâneas e serem arrastados até aos corpos de água mencionados. Ao aumento rápido de algas relacionado com a acumulação de nutrientes derivados do azoto (nitratos), do fósforo (fosfatos), do enxofre (sulfatos), mas também de potássio, cálcio e magnésio, dá-se o nome de "florescimento" ou "bloom" – dando uma coloração azul-esverdeada, vermelha ou acastanhada à água, consoante as espécies de algas favorecidas pela situação.
    Estas substâncias são os principais nutrientes do fitoplâncton, que se pode reproduzir em grandes quantidades, tornando a água esverdeada ou acastanhada. Quando estas algas se alimentam - começam a morrer, a sua decomposição pode tornar aquela massa de água pobre em oxigênio, provocando a morte de peixes e outros animais e a formação de gases tóxicos ou de cheiro desagradável. Além disso, algumas espécies de algas produzem toxinas que contaminam as fontes de água potável. Muitos efeitos ecológicos podem surgir da eutroficação, mas os três principais impactos ecológicos são: perda de biodiversidade, alterações na composição das espécies (invasão de outras espécies) e efeitos tóxicos, provocando a morte de peixes e outros animais e a formação de gases tóxicos ou de cheiro desagradável.

    ResponderExcluir