segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Interações mutualísticas dos fungos

Mutualismo envolve colaboração de ambos os lados e, no cômputo final, as duas espécies (parceiras) são beneficiadas pela interação. Fungos estabelecem relações mutualísticas com seres autotróficos, tornando-os mais eficientes na colonização de habitats pouco hospitaleiros.
Líquens: São associações mutualísticas simbiônticas entre fungos e algas clorofíceas e cianobactérias. Os fungos recebem substâncias nutritivas oriundas da fotossíntese e mantém as algas (ou cianobactérias) em ambiente úmido, propiciando sua existência.
Micorrizas: São associações mutualísticas de simbiose de fungos com raízes de plantas. Os fungos facilitam a absorção de água e sais minerais das plantas, e estas fornecem substâncias orgânicas aos fungos.
Existe também o “kefir de água” é um tipo de supra-organismo formado pela associação de bactérias e fungos, que estabeleceram uma relação de mutualismo.


3 comentários:

  1. durante a apresentação vcs comentaram que os fungos se associam com outras especies autotrofas. como explicar essa relação?

    por que podemos dizer que os liquens sao pioneiros? e sua relação com a qualidade ambiental?

    espero vcs!

    ResponderExcluir
  2. Por que podemos dizer que os liquens sao pioneiros? E a sua relação com a qualidade ambiental?

    Os líquens vivem em ambientes onde nem fungos nem as algas se desenvolveriam, produzem ácidos que degradam rochas e ajudam na formação do solo, tornando-se organismos pioneiros em diversos ambientes, pois conseguem colonizar ambientes que apresentam más condições de vida e com poucos recursos nutritivos, como por exemplo, uma rocha. Apesar de suportaram certos rigores ambientais, os liquens são extremamente sensíveis aos agente poluentes, por isso são bioindicadores de poluição, podendo indicar a qualidade do ar e até quantidade de metais pesados em áreas industriais.

    ResponderExcluir
  3. Mariana a associação com espécies autotrofas, funciona assim.

    Vou dar um exemplo das algas.

    A alga realiza a fotossíntese e cede ao fungo parte da matéria orgânica sintetizada. 0 fungo, além de proteger a alga, cede-lhe umidade e sais minerais, que absorve.
    Esse tipo de relação é benéfica para ambos, pois permite a sobrevivência das algas e dos fungos em determinados locais.

    ResponderExcluir