sábado, 31 de outubro de 2009

O Segredo do Panetone

Capítulo I

Já passava das nove horas da noite e a rua estava vazia, fria e escura, como de costume. Chegava a sua casa um dos moradores mais discretos, Lhama, um detetive que não ligava muito para aparências, sempre muito quieto e com seus tênis sujos, que dedicava boa parte do seu tempo livre para procurar novos casos para solucionar. Procurava levar sempre consigo em seus casos seu grande amigo, e também detetive, Macaco. Os dois se conheceram quando foram chamados para investigar o caso do tráfico de cajuzinho nas Bahamas. Naquela ocasião, Macaco levou um tiro em seu braço esquerdo, tendo que amputá-lo, pois não havia condições de recuperação do membro.

Lhama abria o portão de sua humilde moradia quando Macaco veio puxar conversa:

- Trabalhando muito, Lhama?

- Não mesmo, Macaco. Ultimamente não têm entrado muitos casos para eu investigar. Parece que as pessoas enjoaram de matar os outros e roubar aqueles montes de dinheiro.

- É, eu também não tenho investigado muitos crimes, somente aqueles de sempre, como roubo de bolsa de idosas no semáforo, assalto a lanchonetes e brigas de bêbados no bar.

- Pois é. Precisamos trabalhar juntos de novo como no caso das Bahamas.

- Se não for pra eu perder o braço direito dessa vez, eu topo, por que não?

- Fica combinado, então. Se algo interessante aparecer, eu te aviso.

- Aguardarei ansiosamente, detetive Lhama.

Naquela noite, ambos foram dormir com esperanças de entrar num caso realmente interessante. Lhama, que já estava desanimado com a falta de crimes para investigar, não via a hora do dia amanhecer para ligar para o delegado da cidade, Faraco.

Felipe Braz - Nº.10
Ivan Carbonari - Nº. 19
Josué Merchan - Nº. 20
Murilo Andrade - Nº. 28
Natalia Vieira - Nº. 29
Rafael Moreli - Nº. 30
Vanessa Roschel - Nº. 37
Victor Murata - Nº. 38
William Hideki - Nº. 39
Isabela Ferro - Nº. 40

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Psico Lokos EC

Aqui vai o escudo do time:

E aqui vão os nomes, números e tamanhos (parciais) dos uniformes:

Time Masculino:

LAHOUD - 14 - M
ANDRÃO - 157 - M
BIZZOTO - 17 - G
SUTAGEM - 1 - M
PRADO - 007 - M
SHAD - 23 - G
IVAN - 00 - M
KLEBER IB - \o/ - G
PITER - 30 - G
RAUL - 69 - M
JAPA - 11 - M
KOKÔ - 51 - M
HIDEKI - 8 - M
GABRIEL - 21 - G
LÊ - 13 - M
PREÊTOÔ - 12 - M
NACAMA - 99 - M
MAHESTRA - 20 - G
RAFINHA - 19 - M
RENAN C. - 32 - M

Time Feminino:

AMANDA - 5 - P
DÉIA - 4 - P
ANNINHA - 2 - P
BEH - 7 - P
ISA - 3 - P
LEH - 10 - P
MAAH - 6 - P
NIE - 16 - P
THAIS - 15 - P
NESSA - 666 - P
BELA - 22 - P

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FERIADO

no site da escola há o seguinte aviso :



" As aulas da segunda-feira (26 de outubro) foram suspensas por ordem superior referente à antecipação da comemoração do dia do funcionário público.
Na quarta -feira (28 de outubro) as atividades serão regulares. "


Pois o feriado do funcionário público foi adiado do dia 28/10 para 26/10 , e no dia 27/10 tem aula normal .

;D

domingo, 25 de outubro de 2009

PLEC e CAPJ

Eu tive umas idéias e editei um dos escudos para colocar os nomes: "Psico Lokos EC" e "Clube Atlético Parque da Juventude" e temos a opção de deixar ou não a faixa com o nome do time.




sábado, 24 de outubro de 2009

Mudar ou Não... Eis a questão

Bom... estamos num dilema:

"Psicolokos EC - ETECPJ" foi o nome que escolhemos para nos representar nesses dois campeonatos que ocorreram, e fomos campeões com ele estampado em nossos peitos.
Mudar agora será uma boa opção???

Para os que desejam mudar, eu criei dois escudos que combinam muito com as nossas cores clássicas e coloquei as estrelas.
Ajudem a encontar um nome legal para a nossa equipe BICAMPEÃ no futsal e CAMPEÃ no handball.




Deixem os seus comentários, bons ou ruins, ajudem...
PS: se for pra colocar "Lhama's FC" é melhor deixar como está.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A importância das algas

A importância das algas
  • Constituem a base das cadeias alimentares aquáticas.
  • São o pulmão do mundo, produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração, e liberam o excesso para o ambiente. Mas a poluição das águas tem afetado a vida delas.
  • Além da sua importância ecológica, muitas espécies de algas têm importância econômica para o homem. Algumas são utilizadas como alimento (kombu).
  • De algumas feofícias extrai-se a algina, utilizada na indústria alimentar e de cosméticos.
  • De algumas rodofícias, obtem-se o ágar, usado na indústria farmacêutica e para a produção de meios de cultura de fungos e bactérias em laboratórios.

Grupo:

Andreas Kopezky, 3
Felipe Braz, 10
Ivan Carbonari, 19
Josué Merchan Jr, 20
Lucas Guillen, 25
Raul Miranda, 31
Victor de Abreu Murata, 38

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fungos - Indústria Alimentícia

Grupo:
Alan Lahoud - Nº. 01
Andréia Silva - Nº. 04
Beatriz Paiva - Nº. 07
Felipe Trevisan - Nº. 11
Leticia Paiva - Nº. 24
Matheus Gonsalves - Nº. 26
Stephanie Caires - Nº. 35
William Nakachima - Nº. 39

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Interações mutualísticas dos fungos

Mutualismo envolve colaboração de ambos os lados e, no cômputo final, as duas espécies (parceiras) são beneficiadas pela interação. Fungos estabelecem relações mutualísticas com seres autotróficos, tornando-os mais eficientes na colonização de habitats pouco hospitaleiros.
Líquens: São associações mutualísticas simbiônticas entre fungos e algas clorofíceas e cianobactérias. Os fungos recebem substâncias nutritivas oriundas da fotossíntese e mantém as algas (ou cianobactérias) em ambiente úmido, propiciando sua existência.
Micorrizas: São associações mutualísticas de simbiose de fungos com raízes de plantas. Os fungos facilitam a absorção de água e sais minerais das plantas, e estas fornecem substâncias orgânicas aos fungos.
Existe também o “kefir de água” é um tipo de supra-organismo formado pela associação de bactérias e fungos, que estabeleceram uma relação de mutualismo.


Interações mutualísticas dos fungos

IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DOS FUNGOS




domingo, 18 de outubro de 2009

Fungos usados na industria farmacêutica


Durante séculos, até milênios, a Humanidade estudou as plantas para delas extrair medicamentos. Hoje esse lugar é ocupado pelos fungos, pois começa a ganhar espaço a pesquisa voltada para os microorganismos. O número de produtos farmacêuticos à base de fungos está em rápido crescimento. Aliás, a produção desse tipo de fármacos é relevante para o Brasil, dada sua enorme biodiversidade em fungos. Existe hoje, alicerçada pelo desenvolvimento da engenharia genética, uma grande tendência para a produção de drogas por processos fermentativos, na procura de vantagens técnicas, econômicas, energéticas e ambientais. É uma corrida em busca de microorganismos com substâncias de interesse farmacológico, sobretudo em regiões tropicais.


Penicillium notatum

Foi descoberta em 1929 por Alexander Fleming. O cientista observou que na presença do fungo Penicillium notatum, o crecimento da bactéria de Staphylococcus era inibido. O fungo "se defendia" do ataque da bactéria jogando uma molécula, um metabólito, a penicilina, que era um antibiótico. Essa droga quase milagrosa revolucionou a medicina, pois até então não se sabia como controlar doenças causadas por bactérias, às vezes originadas a partir da infecção num simples corte do dedo, mas que podiam matar uma pessoa.

A penicilina foi o primeiro antibiótico a ser produzido industrialmente. Muito do que se aprendeu na transformação das observações de Fleming numa operação de larga escala, economicamente viável, pavimentou o caminho para a produção de outros agentes quimioterápicos, à medida que foram descobertos


Cyclosporina

Torna possível os transplantes de órgãos ao reduzir a rejeição dos órgãos transplantados pelo sistema imunológico

Fungos Endofídicos

Ano passado o começou o estudo e isolamento dos fungos endofídicos, aqueles que vivem no interior dos tecidos vegetais. Em razão do seu habitat, eles têm um potencial maior de produzir substâncias biologicamente ativas. Ao isolar esses fungos é possível testá-los quanto à sua capacidade de produzir substâncias com atividade farmacológica (antibacteriana, antifúngica, antitumoral, imunosupressora ou imuniestimuladora).

Aspergillus

O fungo Aspergillus fumigatus sempre foi do mal. Mas, agora, cientistas da Universidade Kitasato, em Tóquio, descobriram que ele também é do bem. Em pessoas que têm o sistema imunológico danificado, como os pacientes de Aids, por exemplo, causa uma infecção dos pulmões que pode ser mortal. Nos organismos sadios, porém, ele bloqueia os mecanismos que regulam o aparecimento de colesterol nas artérias do coração. Os primeiros testes feitos no Japão são animadores: o fungo diminuiu em 50% a acumulação de gordura nas artérias coronárias de hamisters. No momento, os cientistas estudam a estrutura das moléculas da substância ativa do fungo. É o primeiro passo para usá-lo na produção de remédios contra a arteriosclerose.