sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cladograma

Estou com uma dúvida sobre o Cladograma.


Quando vai separar um indivíduo do outro, tem que ser somente por UMA característica, ou pode ser por mais?? Já que de um indivíduo para o outro mudam-se mais de uma característica.

Espero resposta.

4 comentários:

  1. Boa postagem. Eu toh com dúvidas sobre o conceito do cladograma, faltei na primeira aula que a Mariana explicou sobre ele, achei que tinha entendido mas fui fazer a tarefa e percebi que eu não entendi foi nada.

    ResponderExcluir
  2. Quado vai separar, tem que ser por apenas uma característica. Mas se dois indivíduos nao tiverem essa mesma característica, pode-se separar somente esses 2 por uma outra característica, para ficar mais fácil a montagem do cladograma.

    ResponderExcluir
  3. Só que de um indivduo para outro muda várias coisas, e no cladograma não se pode utilizar somente uma característica, repitir sempre por exemplo a mudança nos olhos. Mas se colocar uma característica em cada separação de indivíduos e colocar nas características derivadas primeiro os olhos, depois pés, cabeça, etc, parece que todos os indivíduos seguintes continuam com os olhos iguais por exemplo, porém eles mudaram como outra característica utilizada antes.Entao como faço para utilizar uma característica na divisão do indivíduos, porém ultilizar várias caracteristicas em todo o cladograma?

    ResponderExcluir
  4. Amanda
    o q o raul escreveu faz todo sentido.
    no cladograma devemos escolher 1 caracteristica para diferenciar e separar os individuos, apesar de varias mudarem. é aí q está a dificuldade na classificação dos sv.
    podemos ver com mais calma o caso do seu grupo em sala de aula. mas, tente fazer a atividade

    ResponderExcluir