segunda-feira, 11 de maio de 2009

Evolução

Situação:
Um levantamento populacional de mariposas realizado no final do século XVIII, no norte da Inglaterra, revelou um grande número de mariposas claras e uma minoria escura, todas da mesma espécie. Um levantamento idêntico, realizado 50 anos mais tarde, constatou uma inversão do quadro, sendo a maioria de mariposas encontradas de cor escura e apenas umas poucas de cor clara. Durante esse período de 50 anos , um grande número de industrias se instalou na região ; se o combustível, carvão, produzia acentuada poluição, caracterizada por uma cobertura fuliginosa negra, tanto nas construções quanto nas plantas. Como poderia ser explicada evolutivamente a mudança na proporção de mariposas claras e escuras?



RESPOSTA:

Antes da industrialização, os troncos de árvores cobriam-se de liquens e tinham cor clara. As mariposas claras existiam em maior número, pois se confundiam com a cor dos troncos, sendo menos visiveis que as de cor escura, presas fáceis para os pássaros porque se destacavam mais. Com a puluição industrial, os liquens foram eliminados e os troncos cobriram-se de foligem negra, favorecendo as mariposas escuras ( dificilmente capturadas pássaros ), cuja população aumentou. As mariposas claras, mais visiveis, tornaram-se raras porque eram facilmente encontradas.




Grupo:

Felipe F. / Matheus / Felipe B. / Vitor

2 comentários:

  1. ISSO É CHAMADO DE MELANISMO INDUSTRIAL !!

    PEQUENO ESQUEMA RESUMIDO DE COMO ISSO ACONTECE

    DOIS TIPOS DE MARIPOSAS > FÁBRICAS > FOLIGEM >
    MARIPOSAS BRANCAS EXPOSTAS AOS PREDADORES > DIMINUIÇÃO DE MARIPOSAS BRANCAS .

    ResponderExcluir
  2. resposta:As borboletas melânicas se adaptaram melhor ao ambiente escurecido pela fuligem. As variedades claras são alvos mais fáceis de seus predadores quando pousadas sob um fundo escuro.

    ResponderExcluir