sábado, 2 de maio de 2009

Evolução

Situação:
"Em determinada região da Birmânia, são colocados cinco anéis de metal no pescoço das meninas quando atingem a idade de cinco anos. Com o passar do tempo, novos anéis são acrescentados. Ao chegaram a idade adulta, essas mulheres apresentam pescoço com o dobro do comprimento normal."

Pergunta:
Essa tradção acabará levando, nas proximas gerações, ao nascimento de indivíduos de pescoço mais longo? Justifique sua resposta.

Resposta:
Não, porque essa tradição implica numa característica fenotípica, não podendo assim ser transmitida.


Grupo: Vanessa, Beatriz Paiva, Beatriz Trovato, Mayara.

3 comentários:

  1. meninas

    que existe de embasamento teorico para explicar a situação?

    espero por vcs.

    ResponderExcluir
  2. Mariana a nossa situação problema foi a mesma (Amanda, AnnA Luiza, Stephanie e Leticia).
    No primeiro momento o grupo pensou que as caracteristicas poderiam ser passadas para as proximas gerações e que ocorreriam uma mudança no DNA no decorrer dos anos.

    Essa proposta (a mudança do dna) é ideia de lamack, pois ele defendia que quanto mais você utilizava o seu corpo , mais ele se modificava e seus descendentes teriam essas caracteriasticas, não sendo verdadeiro, pois a mudança não é genótipo e sim do fenótipo.

    Darwim que dizia isso que para as caracteristicas serem passadas para seus descendentes teriar que haver mudança no genótipo, ou seja, no DNA, concluindo: se as mulheres alongares seus pescoços a vida toda, não significa que as filhas ou filhos teram pescoços alongados, pois a mudança foi somente física.

    espero ter respondido um pouco da pergunta

    beijos
    xD

    ResponderExcluir
  3. Anna vc respondeu parte da situação... e como justificar se algumas mulherem tiverem seus pescoços maiores?

    ResponderExcluir