terça-feira, 7 de abril de 2009

Câncer - Resumo

18 comentários:

  1. sobre o cancer... a discussao pode começar com o tipo de divisao envolvida.

    o que leva a erros que podem causar o desenvolvimento de tumores?

    ResponderExcluir
  2. Então, o tumor cancerígeno eh formado quando por E! as células afetadas por agentes cancerígenos se multiplicam descontroladamente.

    Mas existe algum otro erro que pode levar ao desenvolvimento do tumor? Não m lembro de ter lido algo sobre na minha pesquisa.

    =S

    ResponderExcluir
  3. stephanie, o que pode desencadear esses tumores?

    espero que seus colegas te ajudem nessa discussao

    ResponderExcluir
  4. bem a unica coisa que eu me lembro de ter lido foi o que a stephanie falou, que na E! os cromossomos se multiplicam descontrolavelmente!!!


    agora fiquei com a dúvida da Steph também!!! (???)

    xD

    ResponderExcluir
  5. o que pode levar a esse descontrole das E!

    ResponderExcluir
  6. a mitose é descontrolada no cancer devido aos erros que acontecem no DNA, ou seja, por causa da deficiencia nos check points,assim os erros se acumulam e a celula sofrera mutaçoes, que a fará se multiplicar incontrolavelmente.

    ResponderExcluir
  7. O processo de divisão celular é regulado por uma série de mecanismos que ordenam à célula quando ela deve se dividir. Ele é regulado por "mensagens impressas" nos genes, que se situam nos cromossomos. Quando o mecanismo de controle é alterado, a célula e as suas células filhas começam a se dividir descontroladamente.

    ResponderExcluir
  8. Qual a diferença entre câncer in situ e invasivo?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. No câncer in situ, as células cancerosas estão somente na camada na qual elas se desenvolveram, e ainda não se espalharam para outras camadas do órgão de origem. A maioria dos cânceres in situ é curável, se for tratada antes que progrida para a fase de câncer invasivo.

    No câncer invasivo, as células cancerosas invadem outras camadas do órgão e ganham a capacidade de se disseminar para outras partes do corpo, podendo invadir outros órgãos.

    ResponderExcluir
  11. No caso de tumor benigno é necessário fazer cirurgia?
    E no caso de tumor maligno, se o estágio da doença estiver avançado é possivel a cura?

    ResponderExcluir
  12. O tumor pode ser retirado apenas se não atingiu a orgãos e artérias importantes que não podem ser cortados. Caso contrário, ele não pode ser retirado.

    ResponderExcluir
  13. Tirou a mesma dúvida que eu tinha, valeu Murilo

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma dúvida...
    A pessoa passará por sessões de quimioterapia para que de alguma forma tente evitar a multiplicação descontrolada das células, isso influenciará em todo o seu corpo? Todas as células do corpo diminuiram o processo de mitose e é por isso que algumas pessoas com câncer perdem sua imunidade e morrem tão cedo?

    ResponderExcluir
  15. O tipo de cancer que o Lucas falou pode ser classificado como o cancer benigno ( in situ )?????

    ResponderExcluir
  16. A quimioterapia é uma forma de controlar o número de mitoses realizadas na célula, mas acredito que ela só diminui as mitoses na região afetada pelo tumor.

    ResponderExcluir
  17. pelo que eu entendi o cancer in situ é o primeiro estágio em que o câncer pode ser classificado, neste estagio ele ainda não se propagou, enquanto o tumor benigno é simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente. Acredito que sejam diferentes.

    ResponderExcluir
  18. uma duvida!! quando o Murilo fala: O tumor pode ser retirado apenas se não atingiu a orgãos e artérias importantes que não podem ser cortados. Caso contrário, ele não pode ser retirado...eu operei um rabidobinoma(tumor benigno) no ventriculo esquerdo! entao n podiam m operar???
    estou confuso

    ResponderExcluir