quarta-feira, 29 de abril de 2009

EVOLUÇÃO | Por: Renan Zanesco

Pergunta:O uso indiscriminado de atibióticos favorece linhagens de bacterias resistentes a eles.Como exemplo disso temos o Vibrio Colerae que causa a cólera as quais já são conhecidas 5 linhagens resistentes a pelo menos 5 antibióticos.


Resposta: Pode-se acreditar que essas bactérias tiveram que se adaptar a esses antibióticos,começar à resistir à eles,desta forma os mais fortes sobreviveram e se reproduziram dando origem a linhagens resistentes à aqueles antibióticos, as empresas farmacêuticas vendo que seu produto não faz mais efeito são obrigadas a produzir o mesmo antibiótico porém com substâncias diferentes e em quantidades diferentes as quais as bactérias não estão adaptadas
.

9 comentários:

  1. A idéia não deixa de ser evolucionista, porém, lamarckista. As bactérias sofrem uma seleção artificial feita pelos antibióticos. Mas, elas não se adaptam aos antibióticos automaticamente. O que realmente ocorre é que as bactérias são eliminadas pelos antibióticos, porém, as que sofrem mutações que às tornam resistentes sobrevivem. Com a reprodução das bactérias resistentes, os antibióticos não fazem mais efeito, o que explica a questão que estamos discutindo.

    // Ae Renan, oq vc respondeu não era uma pergunta. Vai com calma ae mano. rsrsrsr //

    ResponderExcluir
  2. Confirmo o comentário do Murilo. Ter que se adaptar é conceito lamarckista.

    ResponderExcluir
  3. Renan, essa resposta é lamarckista, elas não se adapatam, apenas as mais resistentes sobrevivem e se multiplicam.

    ResponderExcluir
  4. acho que o renan se expressou mal, dando a ideia lamarckista mesmo...

    ResponderExcluir
  5. vcs chegaram no ponto da discussão...
    as formas de se expressar pode dar 1 interpretação nao desejada. a vanessa tem razao no comentario.

    o q leva a mutação que promove a adaptação das bacterias?

    ResponderExcluir
  6. A mutação ocorre por acaso. Sendo assim ela pode ocorrer independentemente do uso de antibióticos, certo?

    ResponderExcluir
  7. Nesse caso dependeria do Antibiótico usado. Alguns são bactericidas, que eliminam bacterias, e outros são bactériostático, que interrompe a reprodução. Por outro lado, se procurarmos pela estrutura celular da bactéria, teremos os plasmídeos, que são moléculas do DNA com genes, e trocam informações através da reprodução. Mas isso é mais um aprofundamento por curiosidade, não creio que seja AINDA preciso saber tal fato.

    ResponderExcluir
  8. Murilo vc está correto na sua avaliação. as mutações ocorrem ao acaso. o antibiotico usado servirá como selecionador dos sv expostos a ele e nao indutor de mutações.

    ResponderExcluir